Manifestação pela defesa dos direitos dos motociclistas
É já este domingo, dia 18 Fevereiro, que o GAM (Grupo Acção Motociclista) promove uma manifestação contra as declarações do Ministro da Administração Interna e contra as novas medidas que estão a ser discutidas pelo Governo.
Para os mais distraídos, no dia 13 do passado mês, o Ministro Eduardo Cabrita em declarações à RTP indicou que iriam ser implementadas medidas com vista a reduzir a sinistralidade nas estradas, nas quais estavam incluídas a inspecção obrigatória para os motociclos, e a revogação da possibilidade de condução de motociclos até 125cc pelos condutores com carta de carro.
Em relação a estas declarações não penso que sejam precisos muitos comentários:
1 – Inspecções: Vão ser realizadas apenas a veículos com mais de 250cc, que na maioria são aqueles nos quais os condutores têm mais cuidados porque o nosso corpo é o lesado em caso de acidente. Existem imensas motorizadas, e os chamadas “papa-reformas”
sem quaisquer condições para andar na estrada mas esses não serão inspeccionados!
2 – Fim da “lei das 125”: Neste caso, se pensarmos na quantidade de pessoas que deixou de andar de carro nas estradas e comprou uma 125, certamente que o nº de acidentes destes veículos aumentou, mas apenas porque a população que os conduz também aumentou e não porque os condutores são descuidados ou precisam de mais uma carta.
Mais uma vez refiro que nas motas o nosso corpo é o lesado em caso de acidente, e as pessoas que adquiriram uma ao abrigo desta lei ou aprenderem a conduzir com amigos/familiares, ou compraram aulas em escolas de condução e não saíram para a estrada sem qualquer conhecimento.
Estas medidas parece-me que visam apenas questões financeiras e nada têm a ver com sinistralidade ou preocupação com motociclistas, por isso,domingo vamos juntar-nos e mostrar o nosso descontentamento.
Podes ver mais informações e as localidades onde se realiza a manifestação aqui